quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oitavo relato: As Igrejas

Igrejas

Havíamos planejado visitar 17 igrejas e nelas celebrar a eucaristia, ou as laudes (orações da manhã), ou as vésperas (orações da tarde) ou rezar o terço. Infelizmente, poucas dessas celebrações se concretizaram. Primeiro, que por motivos de saúde ou transporte, não pudemos visitar algumas igrejas. São elas: Santuário de Sta Gianna (Magenta), Basílica de Sto Ambrósio (Milão), Mosteiro de Sta Verônica Giulianni (Cittá di Castello), São Paulo Extramuros e Sta Cruz de Jerusalém (Roma).
Em frente à majestosa Basílica de São Marco em Veneza

Segundo, que na maioria das vezes as visitas não coincidiam com horário de missas ou orações. E, finalmente, porque em não poucos momentos, seria muito puxado para as crianças, pois chegar a elas já nos era puxado. Portanto, nós resumimos as visitas praticamente a momentos de contemplação e oração pessoal.
E em frente ao imponente Duomo de Milão 

Celebramos somente 5 eucaristias durante a viagem. Uma em cada cidade e não necessariamente onde havíamos planejado. A primeira, em Veneza, foi no próprio convento com a freiras. Simples, mas íntima e com bela e longa homilia. A segunda, com o Papa, em Milãoo ápice da viagem por excelência! A terceira, com cantos gregorianos e em latim, no Mosteiro de San Miniato, em Florença. A quarta foi a Missa de Corpus Christi na Basílica de Sta Clara em Assis. E a quinta foi com uma comunidade neocatecumental na igreja de San Saturnino, em Roma. Mesmo as missas sendo rezadas em Italiano ou em Latim, Deus nos permitiu compreender as leituras e um pouco de cada homilia. 
Interior da igreja do Mosteiro de São Miniato 

Cúpula do Duomo de Florença
Igreja de Bartolomeu in Tuto,
primeira a ser construída  no estilo do Caminho Neocatecumenal
Ao fim da nossa peregrinação, visitamos o mesmo número de igrejas e mosteiros que havíamos planejado - 17 (coincidência?). Alguns do nosso itinerário inicial, outras providenciadas por Deus durante a viagem. 
Basílica de São Francisco de Assis, com os freis Gustavo (esquerda) e Valério (direita)

Basílica de Santa Clara


Eis a lista:
Em Veneza, São Marco, Santo Estêvão, San Julian e San Salvatori. 
Em Milão, o Duomo.
Em Florença, Mosteiro de San Miniato, o Duomo, e Bartolo in Tuto. 
Em Assis, São Francisco, Santa Clara, Santo Estêvão, Santa Maria dos Anjos (Porciúncula), Rivotorto e Mosteiro de São Damião.
Em Roma, São Pedro, São João Latrão e Santa Maria Maior.
Basílica Papal de Santa Maria Maior em Roma


E como um presente final, Deus ainda me permitiu assistir à missa em Lisboa, no retorno para casa. Uma oportuna celebração para agradecer todo o bem que Ele nos fez durante a peregrinação. 
Vista magnífica da cúpula da Basílica de São Pedro 
A esplendorosa Basílica de São Pedro


Nenhum comentário:

Postar um comentário