quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nossas dicas e decisões acertadas

Se serve de ajuda para quem planeja viajar por conta própria, isto é, fazendo seu próprio roteiro, resolvemos relatar decisões que nos pareceram acertadas. Pensamos que elas se aplicam para qualquer  destino.

1) Pesquise. Nos parece ser o melhor meio de conseguir o que quer. Não há como garantir que o hotel ou o clima ou o transporte transcorrerá exatamente da forma que você esperou, mas certamente estará dentro de alguns parâmetros que eram importantes na hora da escolha. Aqui, quero fazer um comentário especial sobre o googlemaps, ele foi crucial na escolha dos hotéis, dos meios de transporte que usaríamos e nos percursos que faríamos.

2) Compartilhe com outros. Conversar sobre nossas intenções com parentes, amigos e conhecidos nos permitiu estar mais bem informados sobre assuntos relevantes e ter ideias valiosas. Por exemplo, foi o Frei Cleuto que nos falou sobre hospedagem em conventos.

3) Antecipe compras de tickets online. As filas para aquisição das entradas na Basílica de São Marcos, na Galeria Uffizi, no Coliseu e no Museu do Vaticano eram enooooooooooormes. Mas não pegamos nenhuma, pois com nossos tickets comprados via internet tínhamos acesso preferencial. Lá na Itália, estar com criança de colo muitas vezes não era garantia de atendimento especial...


4) Acompanhe as variações de câmbio. Meses antes da viagem, Felipe começou a observar as oscilações do Euro. E infelizmente perdemos a melhor oportunidade de compra contando com uma possível maior queda. Portanto, minha dica é: compre a qualquer queda, mesmo que seja uma pequena quantia. Você já sairá economizando.

5) Leve pouca bagagem se tiver de se locomover muito. Se for uma viagem curta, como a nossa, não há necessidade de muitas roupas, muito menos de sapatos. Melhor lavar algumas peças de roupas nos banheiros dos hotéis do que pagar para carregarem suas malas. Esse serviço nos custou caro em Milão, negociar com italianos é um pouco complicado...


6) Elabore um roteiro. Sem uma agência ou um guia de viagem que se encarrega de todo o itinerário, cabe a você, aventureiro, conceber um roteiro. Nós saímos de Manaus com um bom planejamento: hotéis reservados, passagens de trens, mapas de metrô e linhas de ônibus das cidades, entradas para lugares muito procurados, etc. E garanto: economizamos não só dinheiro, mas principalmente, tempo e energia. Você acaba conhecendo melhor o local. Um site interessante é o Tô indo para a Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário