sábado, 23 de junho de 2012

Museus

Visitamos três museus durante nossa viagem: a Galeria Uffizi em Florença, o Museu do Vaticano e o Museu Missionário Amazônico em Assis.

A visita ao primeiro foi cuidadosamente planejada. A Galeria Uffizi é um dos mais conceituados e visitados museus do mundo. As filas para compra das entradas podem ser quilométricas. Nele se encontram famosas obras de arte dos mais renomados artistas, como o imenso e belo quadro O Nascimento de Vênus de Botticelli. Imensos corredores repletos de majestosas esculturas e salas cheias de quadros conhecidos fazem da Uffizi parada obrigatória em Florença.
Apesar de não termos enfrentado filas (ver post sobre dicas!), nossa visita foi um pouco conturbada, pois as crianças precisaram ir ao banheiro em horas diferentes, e precisei parar para amamentar Helena enquanto Verônica queria andar. Nós três, adultos, nos separamos e só nos reencontramos mais de meia hora depois.

Corredor dos mapas no Museu do Vaticano,
um dos poucos espaços onde fotos são permitidas
Quem vai a Roma, não pode deixar de ir ao Museu do Vaticano, pois lá se encontra a belíssima Capela Sistina. Foram os últimos ingressos a serem comprados, pois a venda inicia somente semanas antes da data. No dia da visita, a fila estava gigantesca, mas nós entramos por uma portinha discreta sem ninguém à nossa frente (novamente, vale a pena ler o post sobre dicas!).
O museu é imenso! E lindo, lindo, lindo! São inúmeras salas e corredores: de arte egípcia, arte grega, vasos, pratos, esculturas de animais, quadros, mapas, tapetes, os famosos afrescos, até arte contemporânea. Há vários roteiros, você pode escolher entre breves e longos, mas não importa sua escolha, irá terminar na Capela Sistina. Muito bela! Infelizmente não é mais bonita, porque está sempre abarrotada de gente que não pára de falar e um pouco escura, penso que para preservar os afrescos de Michelangelo. Apesar de aqui também termos nos separado acidentalmente da Lia, que dessa vez estava com Clara e Estêvão, milagrosamente nos reencontramos na porta de entrada da Capela.

MUMA em Assis e a beleza de sua exposição
MUMA - Três andares de alta tecnologia num prédio construído
antes do descobrimento do Brasil
A visita ao Museu Missionário Amazônico em Assis - MUMA - não estava nos nossos planos. Na verdade, eu nem sabia da existência dele. Ele faz parte da divulgação da obra missionária de décadas dos padres franciscanos capuchinos de Assis aqui no Amazonas, em especial nas populações ribeirinhas. Foi uma visita muito rápida, pois estávamos a caminho da estação de trem indo para Roma. E fico feliz pela parada. O museu é sensacional! Moderníssimo, pois usa da interatividade e projeção de imagens por sensor para expor seus artefatos indígenas e explicar o trabalho realizado por aqui. A réplica da flora e fauna num jardim de inverno de três andares também chama a tenção. E a entrada é franca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário