quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Planejamento - A decisão

Bom, tudo começou com a decisão propriamente dita de irmos à peregrinação. O desejo já era antigo, pois havíamos cogitado irmos ao VI Encontro Mundial das Famílias, realizado em Janeiro de 2009 na Cidade do México, mas a Clarinha nascia um mês antes... Uma vez anunciado o próximo encontro, acendeu em nós o desejo de irmos novamente. Quando, mais adiante, calculamos que eu não estaria em gestação avançada ou com bebê muito novinho, passamos a pensar com mais seriedade a respeito.

Buscamos informações mais detalhadas com a agência de viagens responsável pelas peregrinações do Catecumenato, mas fomos informados que eles iniciariam o trabalho para a peregrinação à Itália somente depois que os trabalhos com a Jornada da Juventude terminassem. E foi exatamente aí, em agosto do ano passado, que nosso desejo se transformou em decisão firme! Começamos imediatamente, antes de todo mundo, a vender lanches para os colegas de trabalho do Felipe e aos sábados após as celebrações eucarísticas.

A agência de viagens mandou 3 sugestões de roteiros e logo nos interessamos por um deles: Veneza, Milão, Turim, Biella, Florença, Assis e Roma. Quando os contactamos para tirarmos dúvidas e planejarmos o financiamento e tudo o mais, fomos aconselhados a seguir um roteiro próprio, mais curto e a sós, pois as crianças não acompanhariam o ritmo acelerado das visitas em grupos. Somos bastante agradecidos por essa consideração, pois nos poupou de possíveis frustrações e nos alertou para o foco que devemos ter: precisamos garantir o bem-estar das crianças. Mas tratarei desse assunto num post mais adiante sobre a escolha das atividades nas cidades.

Durante esse tempo inicial de trabalhos simples para arrecadação de verba, mas ainda sem roteiro definido, Felipe, como sempre muito bem informado, sugeria que realizássemos as catequeses de preparação organizadas pelo Pontifício Conselho para a Família juntamente com os demais casais interessados e o Frei Manuel, da Paróquia de Sta. Rita.

E conforme as catequeses iam acontecendo e os trabalhos sendo realizados e diversificados, a viagem foi pouco a pouco ganhando corpo. E valor!

Próximo post: As estimativas e a definição do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário